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sábado, 11 de outubro de 2008

O Pecado, os Pecados e o Pecador - Watchman Nee

(Extraído do Livro o Evangelho de Deus)
O Caráter desta Reunião — o Ensino do EvangelhoHoje iniciamos uma série de reuniões de estudos bíblicos. Porém, antes deiniciarmos, gostaria primeiramente de dizer algumas palavras acerca da natureza destasreuniões. Não sei se há alguns aqui que estão conosco pela primeira vez. Alguns que vêmpela primeira vez acham muito difícil localizar nosso endereço. Muitos se queixam de que arua onde nos encontramos é de difícil localização. Alguns até mesmo disseram que, apesarde estarem de fato sentados aqui, não sabiam como sair daqui após a reunião. Eles nãosabiam que caminho tomar para chegar àquela loja de automóveis que viram enquantovinham para cá, e não sabem como caminhar de lá para a parada de bonde ou para aparada de ônibus. Muito embora estivessem aqui, não estavam seguros e dificilmentepoderiam lembrar-se do caminho pelo qual vieram. Esse é o caso de muitos cristãos em suavida cristã. Se você lhes perguntar se crêem no Senhor, eles dirão que sim. Porém, se lhesperguntar como foi que creram, eles dirão que não têm certeza. Eles não têm clarezaalguma acerca da maneira pela qual foram salvos.As reuniões que teremos agora não são um reavivamento nem reuniões deevangelização. E, embora o assunto dessas reuniões seja o evangelho, elas não sãoreuniões de evangelização. Não estaremos pregando o evangelho desta vez; em vez disso,estaremos ensinando o evangelho. Por que precisamos ensinar o evangelho? Muitos foramsalvos e se tornaram cristãos, mas ainda não sabem como se tornaram cristãos. O quevamos fazer hoje é dizer às pessoas como é que elas se tornaram cristãs. Em outraspalavras, estamos dizendo-lhes que elas tomaram o sentido sul a partir da Rua Aiwenyi ecaminharam diretamente para aquela loja de automóveis que viram, que dali viraram paraWende Lane onde estamos agora, deram alguns passos em direção à janela do nosso salãode reuniões, viraram na entrada do nosso salão e caminharam até um cesto de lixo à portado salão de reuniões e, em seguida, entraram no salão. Desta vez não estaremospersuadindo as pessoas a entrar; pelo contrário, estaremos dizendo-lhes como entraram.Se aqui houver alguns que não creram no Senhor, podem ficar desapontados. O quevamos fazer desta vez é mostrar aos que creram como é que creram. Alguns irmãos e irmãspodem ter muita clareza do evangelho; talvez até já saibam sobre o que estamos falando.Porém espero que o Senhor nos abençoe e nos conceda nova luz. Você precisa saber queestas reuniões são de estudo bíblico e destinam-se aos que creram, mas não sabem comocreram. Dessa vez não estou tentando encorajá-lo ou reavivá-lo. Estou simplesmente lhemostrando a direção. Em outras palavras, nessas reuniões nada mais sou do que um guiaturístico.O Pecado, Os Pecados, O PecadorComeçarei com um princípio muito básico com respeito ao evangelho. Contudo,espero que a cada reunião avancemos um pouco. Nesta primeira reunião, nosso tema é umassunto que a maioria das pessoas não gosta de ouvir, mas é inevitável. Nosso assuntonesta reunião é o pecado, os pecados e os pecadores.A Bíblia dá muita atenção à questão do pecado. Somente quando tivermos clarezaacerca do pecado é que poderemos compreender a salvação. Se quisermos conhecer sobreo evangelho de Deus e sobre a salvação de Deus, primeiro precisamos saber o que é opecado. Devemos ver inicialmente como o pecado nos afetou e como nos tornamospecadores. Só então teremos clareza da salvação de Deus. Vamos primeiro considerar oABC. Precisamos ver o que é pecado, o que são pecados e quem é pecador.A Diferança entre Pecado e PecadosPodemos facilmente dizer que a diferença entre pecado e pecados é que pecado ésingular e pecados é plural. Entretanto, precisamos distinguir claramente entre pecado epecados. Se você não consegue diferenciar os dois, será impossível ter clareza da suasalvação. Se uma pessoa não tem clareza da diferença entre pecado e pecados, mesmoque seja salva, sua salvação provavelmente é uma salvação obscura. Que é pecado deacordo com a Bíblia? E que são pecados? Permitam-me dar uma breve definição primeiro.Pecado refere-se àquele poder dentro de nós que nos motiva a cometer atos pecaminosos.Pecados, por outro lado, refere-se aos atos pecaminosos individuais, específicos, quecometemos exteriormente.Que é pecado? Não gosto de utilizar termos tais como “pecado original”, “a raiz dopecado”, “a fonte do pecado” ou similares. Estes termos são criados por teólogos e sãodesnecessários para nós agora. Seremos simples e consideraremos essa questão a partirda nossa experiência. Sabemos que há algo dentro de nós que nos motiva e nos obriga a tercertas inclinações espontâneas, que nos induz para o caminho da concupiscência e paixão.De acordo com a Bíblia esse algo é o pecado (Rm 7:8, 16-17). Todavia, não há somente opecado interior que nos obriga e induz, há também os atos pecaminosos individuais, ospecados, os quais são cometidos exteriormente. Na Bíblia, os pecados estão relacionadoscom a nossa conduta, enquanto o pecado está relacionado com a nossa vida natural.Pecados são os cometidos pelas mãos, pelos pés, pelo coração, e mesmo por todo o corpo.Paulo refere-se a isso ao falar dos feitos do corpo (Rm 8:13). Então, que é o pecado? Opecado é uma lei que controla nossos membros (Rm 7:23). Existe algo dentro de nós quenos leva a pecar, a cometer o mal e esse algo é o pecado.Se quisermos fazer uma distinção clara entre pecado e pecados, há uma parte nasEscrituras que precisamos considerar. São os primeiros oito capítulos do livro de Romanos.Esses oito capítulos mostram-nos o significado pleno do pecado. Nesses oito capítulosencontramos uma característica notável: do capítulo 1 ao 5:11, somente a palavra pecados,no plural, é mencionada; a palavra pecado, no singular, jamais é mencionada. Mas, de 5:12até o final do capítulo oito, o que encontramos é pecado, não pecados. Do capítulo 1 até5:11, Romanos mostra-nos que o homem tem cometido pecados diante de Deus. De 5:12em diante, Romanos mostra-nos que tipo de pessoa o homem é diante de Deus: umpecador. Pecado refere-se à vida que possuímos. Antes de Romanos 5:12 nenhumamenção há de mortos sendo vivificados, pois o problema ali não é que alguém precise servivificado e, sim, que os pecados individuais que alguém cometeu precisam ser perdoados.De 5:12 em diante, temos a segunda seção. Aqui vemos algo forte e poderoso dentro de nóscomo uma lei em nossos membros, que é o pecado, que nos induz e obriga a cometer ospecados, os atos pecaminosos. Por isso há necessidade de sermos libertados.Os pecados têm a ver com a nossa conduta, e para isso a Bíblia mostra-nos queprecisamos de perdão (Mt 26:28; At 2:38; 10:43). Porém, o pecado é o que nos incita, induznosa cometer os atos pecaminosos. Por isso, a Bíblia mostra-nos que precisamos delibertação (Rm 6:18, 22). Certa vez encontrei um missionário que falava sobre “o perdão dopecado”. Imediatamente levantei-me, apertei sua mão e perguntei: “Onde na Bíblia se diz‘perdão do pecado’?” Ele argumentou que existiam muitos casos. Quando lhe perguntei sepodia encontrar um para mim, ele disse: “Que você quer dizer? Não é possível encontrarnem sequer um lugar que diga isso?” Eu disse-lhe que em toda a Bíblia, em nenhum lugarsão mencionadas as palavras o perdão do pecado; em vez disso, a Bíblia sempre fala de“perdão de pecados”. Os pecados é que são perdoados, não o pecado. Ele não acreditouem minhas palavras, então foi procurar em sua Bíblia. Finalmente me disse: “Sr. Nee, é tãoestranho. Toda vez que essa frase é usada, um pequeno s é adicionado a ela”. Creio quevocê pode ver que os pecados é que são perdoados, não o pecado.Os pecados são exteriores a nós. Eis por que precisam ser perdoados. Contudo, algomais está dentro de nós, algo forte e poderoso que nos leva a cometer pecados. Para issoprecisamos não de perdão, mas de libertação. Precisamos ser libertados. Tão logo nãoestejamos mais sob seu poder e nada tenhamos a ver com ele, estaremos em paz. Asolução para os pecados vem do perdão. Entretanto, a solução para o pecado vem quandonão estivermos mais debaixo do seu poder e não tivermos mais nada a ver com ele. Ospecados estão relacionados com as nossas ações e são cometidos um por um. Eis por queprecisam ser perdoados. O pecado, porém, está dentro de nós e precisamos ser libertadosdele.Portanto, a Bíblia nunca diz “perdão do pecado”, mas “perdão dos pecados”.Tampouco a Bíblia fala sobre ser “libertado dos pecados”. Posso assegurar-lhes que a Bíblianunca diz isso. Pelo contrário, a Bíblia diz que somos “libertados do pecado”, em vez delibertados dos pecados. A única coisa da qual precisamos escapar e ser libertados é daquiloque nos incita e nos induz a cometer pecados. Essa distinção é feita de modo bastante clarona Bíblia. Posso comparar os dois desta forma:De acordo com a Bíblia, o pecado está na carne; enquanto os pecados estão nanossa conduta.O pecado é um princípio dentro de nós; é um princípio da vida que temos. Ospecados são atos cometidos por nós; são atos em nosso viver.O pecado é uma lei nos membros. Os pecados são transgressões que cometemos;são atividades e atos reais.O pecado está relacionado com o nosso ser; os pecados estão relacionados com onosso agir.Pecado é o que somos; pecados é o que fazemos.O pecado está na esfera da nossa vida; os pecados estão na esfera da consciência.O pecado está relacionado com o poder da vida que possuímos; os pecados estãorelacionados com o poder da consciência. Uma pessoa é governada pelo pecado em suavida natural, mas ela é condenada em sua consciência pelos pecados cometidosexteriormente.Pecado é algo considerado como um todo; pecados são coisas consideradas caso acaso.O pecado está no interior do homem; os pecados estão diante de Deus.O pecado requer que sejamos libertados; os pecados requerem que sejamosperdoados.Pecado diz respeito à santificação; pecados se relacionam com a justificação.Pecado é uma questão de vencer; pecados é uma questão de ter paz no coração.O pecado está na natureza do homem; os pecados estão nos hábitos do homem.Figurativamente falando, o pecado é como uma árvore e os pecados são como o frutoda árvore.Podemos tornar essa questão clara com uma simples ilustração. Ao pregar oevangelho, freqüentemente comparamos o pecador a um devedor. Todos sabemos que serdevedor não é algo agradável. Contudo devemos lembrar que uma coisa é alguém terdívidas; e outra coisa é ter disposição para contrair dívidas. Uma pessoa que tomaempréstimos seguidas vezes não se importa tanto com o fato de usar dinheiro alheio. ABíblia diz que os cristãos não devem ser devedores (Rm 13:8); eles não deveriam tomaremprestado dos outros. Uma pessoa com tendência a tomar emprestado pode pedirduzentos ou trezentos dólares de alguém hoje e, depois, dois ou três mil dólares de outroamanhã. E mesmo que seja incapaz de pagar suas dívidas e seus parentes ou amigostenham de pagá-las por ele, após uns poucos dias ele começará a pensar em pediremprestado novamente. Isso mostra que tomar emprestado é uma coisa, mas ter tendênciapara o empréstimo é outra. Os pecados descritos pela Bíblia são como débitos exteriores,enquanto pecado é como o hábito e a disposição interiores, é como a mente que tem ainclinação de tomar emprestado facilmente. Uma pessoa com tal mente não irá parar detomar emprestado simplesmente porque alguém pagou seus débitos. Pelo contrário, elapode até mesmo tomar emprestado ainda mais, porque os outros agora estão pagando suasdívidas.Essa é a razão de Deus não tratar apenas com o registro dos pecados, mas tambémcom a inclinação para o pecado. Podemos ver a importância de lidar com os pecados, mas éigualmente importante lidar com o pecado. Somente ao vermos ambos os aspectos é que onosso entendimento sobre nossa salvação será completo.Quem é Pecador?Agora precisamos fazer a pergunta: Quem é pecador? Creio que alguns dos irmãosaqui são cristãos por mais de vinte anos. Alguns até mesmo têm trabalhado pelo Senhor pormais de quinze anos. Minha pergunta pode ser considerada como um dos ABC’s da Bíblia.Quem é pecador? Creio que muitos responderão que pecador é alguém que peca. Severificar no dicionário, temo que seja esta a resposta que você obterá: pecador é o que peca.Porém, se ler a Bíblia, terá de rejeitar esta definição, porque não é que os que pecam sejampecadores, mas pecadores são os que cometem pecados. Que significa isso? Muitos entrenós leram o livro de Romanos. Ouvi muitos dizerem que Paulo, para provar que no mundotodos são pecadores, mencionou no capítulo três que todos pecaram e carecem da glória deDeus (v. 23). Deus busca justos e não encontra nenhum; Ele procura os que O entendam eque O buscam, e não encontra nenhum; todos mentiram e se extraviaram (vs. 10-13).Portanto, parece que Paulo está dizendo que no mundo todos são pecadores. Mas sejacuidadoso. Não seja rápido demais para dizer isso. Será que Romanos 3 menciona de fato opecador? Se alguém puder encontrar a palavra pecador em Romanos 3, eu irei agradecerlhepor isso. Onde pecador é mencionado neste capítulo? Por favor, repare que pecadornunca é citado aqui. Alguns dizem que por Romanos 3 falar sobre o homem pecando, issoprova que o homem é um pecador. Contudo, Romanos 3 não menciona o pecador. ÉRomanos 5 que fala sobre o pecador. Portanto, precisamos fazer a distinção: Romanos 3fala sobre o problema dos pecados e Romanos 5 fala sobre o problema do pecador. Tudo oque Romanos 3 nos diz é que todos pecaram. Somente em Romanos 5 é-nos dito quem sãoos pecadores.Todos que nasceram em Adão são pecadores. Isso é o que Romanos 5:19 nos diz.Se ler a J. N. Darby’s New Translation (Nova Tradução da Bíblia de J. N. Darby), você veráque ele usou as palavras tendo sido constituídos pecadores. Todos somos pecadores porconstituição. Ao escrever um currículo, há dois itens que você deve colocar. Um é o seulocal de nascimento e outro é a sua profissão. De acordo com Deus, somos pecadores pornascimento, e por profissão somos os que pecam. Por sermos pecadores por nascimento,seremos sempre pecadores, quer pequemos ou não.Certa vez eu estava conduzindo um estudo bíblico com os irmãos em Cantão. Disselhesque existem dois tipos de pecadores no mundo — os pecadores que pecam e ospecadores morais. Entretanto, quer seja um ou outro, você ainda é um pecador. Deus dizque todos os que nasceram em Adão são pecadores. Não importa que tipo de pessoa vocêseja; uma vez que foi gerado em Adão, é um pecador. Se você peca, é um pecador quepeca. E se você não pecou ou para ser mais preciso, se você pecou menos, é um pecadormoral ou um pecador que peca pouco. Se é uma pessoa nobre, você é um pecador nobre.Se se considera santo, você é um pecador santo. Em qualquer caso, ainda é um pecador.Hoje, o maior engano entre os homens é considerar um homem como pecador somenteporque ele pecou; se não pecou, ele não é considerado um pecador. Porém, não existe talcoisa. Pecando ou não, desde que seja homem, você é pecador. Desde que tenha nascidoem Adão, você é pecador. Um homem não se torna pecador porque peca; pelo contrário, elepeca porque é pecador.Portanto, meus amigos, lembrem-se da Palavra de Deus. Somos pecadores; não nostornamos pecadores. Não precisamos nos tornar pecadores. Certa vez eu falava com umirmão. Havia uma garrafa térmica em frente a ele, e ele disse: “Aqui está uma garrafatérmica. Se ela orar: ‘Eu quero ser uma garrafa térmica’, que acontecerá?” Eu disse: “Ela já éuma. Não precisa ser uma”. O mesmo ocorre conosco, uma vez que sejamos algo, não hánecessidade de nos tornarmos este algo.Embora nossos pecados sejam perdoados, permanecemos pecadores. Podemos atéchamar-nos de pecadores perdoados. Mas muitos acreditam que não mais são pecadores.Acham que se afirmarmos que somos pecadores, isso significa que não conhecemos oevangelho tão bem. Isso pode não ser toda a verdade. Paulo não disse que seus pecadosnão foram perdoados. Mas ele disse que era um pecador (1 Tm 1:15). Você viu a diferençaaqui? Se perguntasse a Paulo se os pecados dele foram perdoados, ele não poderia ser tãohumilde a ponto de dizer não. Mas Paulo poderia humildemente dizer que é um pecador. Elenão poderia negar a obra de Deus nele. Contudo, ele tampouco poderia negar sua posiçãoem Adão. Embora tenhamos recebido a graça em Cristo, Deus não removeu completamenteo problema do pecado; nós ainda somos pecadores. O problema do pecado não seráplenamente solucionado até que o novo céu e a nova terra apareçam. Entretanto, isso nãosignifica que não tenhamos recebido uma salvação completa. Não me entendam mal. Empoucos dias trataremos desse ponto.O que devemos ver clara e corretamente é que toda pessoa no mundo é um pecador.Quer tenha pecado ou não, uma vez que seja um ser humano, você é um pecador. Quandoalguns ouvem o evangelho, gastam o tempo todo pensando em quantos ou quão poucospecados têm cometido. Mas diante de Deus há somente uma questão: Você está em Cristoou em Adão? Todos os que estão em Adão são pecadores, e desde que seja um pecador,nada mais precisa ser dito.Por que, então, Paulo teve de dizer-nos em Romanos 1, 2 e 3 sobre todos os pecadosque o homem comete? Estes poucos capítulos mostram-nos que pecadores pecam. Osprimeiros três capítulos de Romanos provam que um pecador é conhecido pelos pecadosque comete. Romanos 5, porém, diz-nos que tipo de pessoa um pecador na verdade é. Umavez fui a Jian, em Kiangsi, e uma noite encontrei um irmão que é guarda de segurança. Elenão acreditou que eu fosse um pregador e um obreiro do Senhor. Ali estava um problema.Sou um obreiro do Senhor e um servo de Cristo, mas ele não acreditava. Portanto, eu tinhade provar a ele quem eu era. Dei-lhe muitas provas. Por fim ele acreditou. Da mesmamaneira, nós já somos pecadores. Mas não nos foi provado. Os três primeiros capítulos deRomanos provam que somos pecadores. Eles nos dão as evidências. Mostrando-nos quepecamos de tais maneiras, esses capítulos provam-nos que somos pecadores. O capítulocinco diz que somos pecadores, mas os três primeiros capítulos provam que somospecadores.Deixe-me relatar outra história. Em Fukien, havia alguns ladrões e seqüestradoresque haviam sido cristãos, ainda que fosse somente de nome. Embora fossem ladrões eseqüestradores, a consciência deles ainda estava de certa forma um tanto sensível; quandopercebiam que haviam seqüestrado um pastor ou um pregador eles o libertavam semresgate. Pouco a pouco, quando alguém era seqüestrado dizia que era pregador ou pastordesta ou daquela denominação. Que fizeram os ladrões? Após algum tempo, elesdescobriram uma maneira. Toda vez que alguém se dizia ser um pastor, os ladrões pediamlheque recitasse os dez mandamentos, a oração do Senhor, e as bem-aventuranças. Osque conseguissem recitar deviam ser pastores e, assim, deixavam-nos ir. Ouvi essa históriarecentemente e achei-a muito interessante. Se você fosse um pastor, tinha de provar. Osladrões exigiam que aquelas pessoas lhes provassem que eram pastores. Da mesma forma,Deus quer provar-nos que somos pecadores. Sem nos provar isso, podemos esquecer quemsomos nós. Esse é o motivo de Romanos 1—3 enumerar todos aqueles pecados. É para nosmostrar que somos pecadores. Após tantos fatos apresentados ali, foi-nos provado quesomos pecadores.Portanto, nunca se deve pensar que são os muitos pecados que nos fazempecadores. Já faz muito tempo que somos pecadores. Não nos tornamos pecadores apósestes pecados serem cometidos. Precisamos estabelecer este fundamento claramente. Hojevocê pode sair à rua, encontrar qualquer um, tomá-lo pela mão e dizer-lhe que é pecador. Seele disser que não pode ser um pecador porque não assassinou ninguém ou não ateou fogona casa de ninguém, você pode dizer-lhe que ele é um pecador que nunca matou ninguémnem ateou fogo na casa de ninguém. Se alguém lhe diz que nunca roubou nem cometeufornicação, você pode dizer-lhe que ele é um pecador que nunca roubou nem cometeufornicação. Não importa quem encontre, você pode dizer que ele é um pecador.Em todo o Novo Testamento, somente Romanos 5:19 nos diz quem é pecador. Todosos outros lugares no Novo Testamento nos dizem o que o pecador faz. Somente este únicolugar nos diz quem o pecador é. Um pecador pode fazer um milhão de coisas, mas não sãoessas coisas que o constituem pecador. Uma vez que seja nascido em Adão, ele é pecador.

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