free banners

sábado, 11 de outubro de 2008

A Linguagem Simbólica dos Números - 4ª Parte

40
O número 40 é composto de 4 x 10 e simboliza a provação completa que corresponde atoda a responsabilidade do ser humano.
Resumo
Se dermos uma olhada para trás observando a seqüência dos números, então, comfacilidade, podemos reconhecer uma linha de pensamentos entrelaçados ligando osnúmeros entre si e também fazendo claro a integridade de toda a seqüência. Isso servede confirmação do significado tanto do todo dos números como também de cada umindividualmente. A ordem dos pensamentos nos mostra uma nova beleza; a suaplenitude se constitui em uma prova. Fica claro que a soma de toda a verdade estácontida nisso e não podemos ir além.Nos primeiros 3 números vemos Deus em Sua plenitude — o Pai, o Filho e o EspíritoSanto. Deus há de ter e preeminência em tudo, até mesmo referente aos números, paraque os nossos pensamentos sejam guiados da forma correta. A manifestação do próprioDeus é aquilo que é cumprido e apresnetado nos números que seguem.Em seguida, vemos a criatura simbolizado pelo número 4. As Escrituras, por vezes, odecompoem na soma 3 + 1, sublinhando assim de maneira especial a manifestação deDeus. A ligação dos primeiros 3 números com o quarto da seqüência nos é apresentadade forma muito clara.Depois disso, vemos que 5 corresponde a 4 + 1. Novamente começamos com 4. Acriatura é o meio dessa manifestação. É por isso que os demais números da seqüênciabásica são compostas, por meio de adição, por 4 mais um dos primeiros 3 números.Assim 5 é 4 + 1; 6 é 4 + 2 e 7 é 4 + 3. Assim eles completam essa seqüência. Não háoutros números “divinos” que poderiam entrar em relação com o número da criatura.Por isso essa sequência¨básica necessariamente termina com 7.5, portanto, é 4 + 1 — a criatura em sua relação com o Criador, fraqueza em contrastecom o poder todo-poderoso. É este o pensamento principal.6 é 4 combinado com 2. É o número que fala de luta causada pelo mal e também dalibertação do mal. Por isso, 6 é o número que caracteriza a criatura como caída e mostratambém a vitória final de Deus sobre o mal. É nisso que Deus Se glorificará.Dessa forma, a obra de Deus é cumprida, tal como tudo fora feito em 6 dias. O número7 nos fala de cumprimento, perfeição e descanso. Assim a seqüência é completa. Queprova magnífica e convincente da inspiração Deus embutiu já nos números!Até aqui citamos o irmão Grant. Se compararmos o significado dos números com os 5livros de Moisés (o Pentateuco), veremos de imediato a maravilhosa harmonia daPalavra de Deus.
Os 5 livros de Moises (o Pentateuco)
Gênesis (1° livro de Moisés): Gênesis é livro dos começos. Encontramos a criação, aqueda em pecado, o dilúvio, a repartição da terra depois da construção da torre deBabel, os inícios do povo de Israel e o agir de Deus com os patriarcas. O irmão Darbycerta vez escreveu que esse livro contém todos os pirncípios elementares, queencontraram a sua evolução e manifestação na história ou nas relações de Deus com osseres humanos como descritos nos livros seguintes da Bíblia. Todos esses princípios seencontram, em sua essência, já no livro de Gênesis. É o livro dos conselhos, cujoscumprimentos encontramos em toda a Bíblia. Esse livro contém duas das mais gloriosasfiguras do Senhor em todo o Antigo Testamento: No capítulo 22 temos a sacrificação deIsaque e nos capítulo 38 a 50 vemos José, conservador do mundo. Da mesma forma, emfigura, encontramos também a Trindade divina:Abraão, nos capítulos 21 a 23, é uma figura de Deus, o Pai. Isaque é uma figura doFilho de Deus (compare capítulo 22), e Jacó é uma figura da operação do EspíritoSanto em uma pessoa verdadeiramente salva.
Êxodo (2° livro de Moisés): Esse é o livro da salvação. Primeiramente, encontramos opovo debaixo da escravidão de Satanás e do pecado, cuja figura é o Faraó. Então,Moisés nasce, o salvador. Deus traz juízo sobre esse mundo (a figura disso é o Egito),redime o Seu povo através do Mar Vermelho e revela ao povo os Seus pensamentos pormeio de Moisés, principalmente o pensamento de que queria habitar no meio de Seupovo. É esse o significado pleno de salvação: Deus quer morar em meio de Seu povo(comprae Ap 21:3-4 com vistas ao estado eterno).
Levítico (3° livro de Moisés): Agora o santuário está estabelecida e Deus não fala maisdo Monte Sinai, mas de dentro da tenda da congregação (Lv 1:1). Ele revela os Seuspensamentos referente à maneira da santificação correta do povo e à maneira de como opovo podeia se aproximar dEle.Em primeiro plano vemos os sacrifícios (Lv 1 a 7). Neles vemos, figuradamente, comoDeus Se revela plenamente por meio da obra do Senhor Jesus na cruz. Vemos tambémas diversas maneira de como alguém do povo podia se aproximar de Deus. Caso tivessecometido algum pecado, havia ali o sacrifício pelo pecado e pela culpa; caso procurassecomunhão com Deus, estava a dispor o sacrifício pacífico; caso quisesse adorar a Deus,então podia oferecer um holocausto e um sacrifício pacífico.Depois vemos a santificação dos sacerdotes e o tratamento do leproso (Lv 8 a 15). Emseguida temos o dia da expiação (Lv 16) e, por fim, as festas de Javé (Lv 23). Esselivros nos dá ordens em ligação com o fato de que Deus tem em meio de Seu povo umsantuário, onde Ele quer habitar. Deus quer ser santificado por meio daqueles quequeiram aproximar-se dEle (Lv 10:3).
Números (4° livro de Moisés): Esse livro nos mostra o caminho do povo de Deusatravés do deserto — figura daquilo que o mundo representa para o verdadeiro crente:prova após prova. O povo poderia ter chegado à terra prometida em apenas 11 dias (Dt1:2), porém demorava 40 anos. A simples razão para isso é a incredulidade do povo. Oestado do povo era tal que fazia-se necessária a permanência no deserto. O deserto nãofaz parte dos conselhos de Deus, mas sim de Seus caminhos com o povo. Deus sabia oque havia no coração do povo, mas também o povo devia se dar conta disso por meio daexperiência (Dt 8:2-3). Números é livro das provas, mas também das experiências; é olivro da fidelidade e do fracasso, mas também da fidelidade e da miseriocórdia divinas.Que ricos meios de ajuda para o caminho pelo deserto Deus tem depois da manifestaçãocompleta da apostasia (a congregação de Corá, Nm 16)! Arão (figura do Senhor Jesus)se levanta como mediador entre o povo e Deus. Vemos ali a graça do sumo sacerdóciode Cristo (Nm 17); temos o sacrifício da bezerra ruiva em prol das contaminações dodeserto (Nm 19), e encontramos a serpente de metal (Nm 21 — compare Jo 3).Deus “não viu iniqüidade em Israel, nem contemplou maldade em Jacó; o SENHOR, seuDeus, é com ele e nele, e entre eles se ouve o alarido de um rei” (Nm 23:21) — e issoestá escrito num livro que manifesta o fracasso do povo a cada passo!
Deuternômio (5° livro de Moisés): Será que o povo, baseado em suas experiênciasfeitas e descritas em Números, corresponderá à sua responsabilidade quando estiver naterra? É essa a grande questão desse livro. Israel tem a escolha na sua própria mão:bênção ou maldição (Dt 11:26-28). Quantas e quão grandes as bênçãos se o povocorresponder à sua responsabilidade! Que horrível as conseqüências caso contrário!
O livro de Josué
O livro de Deuteronômio finaliza essa seqüência. Nesse sentido, o livro de Josué nãorespresenta uma continuação, mas sim um completamente novo começo. Isso já se tornaclaro pelo fato de que Josué toma o lugar de Moisés. Ambos os homens são figuras doSenhor Jesus. Moisés não podia conduzir o povo até que adentrassem nas bênçãos daterra (uma figura dos lugares celestiais da epístola aos Efésios). Moisés é a figura deCristo que viveu e morreu nesta terra. Josué, por outro lado, representa como figura oSenhor Jesus ressurreto e glorificado como Senhor, que introduz o Seu povo, por meiodo Espírito Santo, da parte do céu, nas gloriosas bênçãos de Sua obra (os frutos daterra). De fato, o livro de Josué é o início de uma nova seqüência e, conforme o irmãoGrant, novamente de uma seqüência de 5 livros ou seja da história da aliança. Dessaforma, o irmão Grant divide toda a Bíblia em um pentateuco composto de pentateucos(veja a última página).Se pensarmos no significado espiritual dos números 1 a 5, então essa simplescomposição e o número seqüencial de um livro dentro de um dos pentateucos já nosfornece informações importantes com respeito ao caráter desse livro.
O Novo TestamentoVamos nos ocupar brevemente com a divisão do Novo Testamento (o quintopentateuco).1 — Os evangelhos nos apresentam a pessoa do Senhor Jesus, que revelouperfeitamente a Deus até mesmo em sua morte sacrificial na cruz. Com isso pôs a basedo cristianismo verdadeiro. Poderia ser diferente do que é? O Novo Testamento poderiainiciar com outra pessoa senão a pessoa de nosso Senhor apresentando-O em suasglórias como Messias, Profeta, Servo, Filho do Homem e Filho de Deus? Ele é oprincípio da criação de Deus (Ap 3:14) e, naturalmente, também da nova criação (2 Co5:17), que Deus revelou no cristianismo verdadeiro.2 — O livro de Atos nos mostra a gloriosa salvação do povo de Deus. Deus o libertada escravidão da Lei (compare At 15:10). Vemos como o evangelho cresce mais e maiscomeçando em Jerusalém e Judéia, indo à Samaria e finalmente se estende até osconfins da terra e está sendo anunciado às nações (At 1:8).3 — As epístolas do apóstolo Paulo revelam todo o conselho de Deus com respeito aomistério “Cristo e Sua Igreja” (Ef 5:32). Esse mistério profundo lhe fora feitoconhecido por meio de revelação (Ef 3:2-9). Nesses conselhos, Deus revelou a suamultiforme sabedoria (Ef 3:10). Isso, ao mesmo tempo, significa que Deus não dáoutras revelações novas, porque todas foram reveladas a Paulo. A Palavra de Deus écompeta, terminada, foi levada a sua medida plena (veja Cl 1:25 — “cumprir” ali tem osignificado de “levar ao cabo / completar tudo plenamente o que faltava”).4 — As epístolas católicas (ou: gerais; a palavra católica não se refere aqui àdenominação conhecida sob esse termo, mas significa “de conteúdo geral ou universal)tratam do caminhar do crente verdadeiro (veja o livro de Números). Pedro descreve oscaminhos de governo de Deus, Tiago se ocupa com a manifestação prática da fé, Joãocom a apresentação da vida eterna em nós na nossa condição de filhos de Deus, e Judastrata da apostasia da cristandade. Todas essas epístolas contêm ensinos sérios,mostrando como devemos andar o nosso caminho através desse mundo enquantocrentes.5 — No livro de Apocalipse, Deus acerta as contas com as pessoas que professam serdEle conforma a responsabilidade deles. O primeiro capítulo nos apresenta o SenhorJesus, o Filho do Homem, como juiz. Os capítulos 2 e 3 nos fornecem uma históriacompleta da Igreja, sempre sob o ângulo de vista da responsabilidade. Os capítulos 6 a11 nos mostram, com certas interrupções, os juízos iniciais sobre a cristandade professa.No capítulo 13 vemos a meanifestação do mal simbolizada nas duas bestas. Osversículos 1 a 10 desse capítulo nos mostram o Reino Romano e os versículos 11 a 18 oanticristo. O capítulo 16 contéma continuação dos juízos sobre o Reino Romano e acristandade professa. Os capítulos 17 e 18 nos mostram o juízo sobre a falsa noiva deCristo. O capítulo 19, por sua vez, descreve o juízo final sobre as duas bestas — ocabeça estatal do Reino Romano e o anticristo. No capítuo 20 encontramos o juízo sobreos mortos.Apesar de todos os juízos, sempre vemos, nos intervalos, como Deus alcança os alvosde Sua graça e como introduz seres humanos em Suas bênçãos.O trono do Criador está rodeado pelo arco-íris, sinal da Sua aliança. Apesar dos juízos,Deus não reterá a Sua misericórdia da terra (Ap 4; compare Gn 9:14-17). O Cordeiro évisto em meio do trono (Ap 5). O capítulo 7 nos mostra um remanescente do povo deIsrael e uma grande multidão de vencedores de entre as nações. No capítulo 12, Deusconcede graça ao remanescente e o guarda no deserto durante o tempo dos horríveisjuízos. O remanescente das duas tribos do reino de Judá é visto juntamente com oSenhor no monte Sião (Ap 14). Os vencedores da besta estão junto do mar de vidro (Ap15). As bodas do Cordeiro acontecem no capítulo 19. Finalmente, o capítulo 21 nosconcede uma perspectiva gloriosa do estado eterno (Ap 21:1-8) bem como da glória daIgreja (a nova Jerusalém, a esposa do Cordeiro) durante o tempo do reino milenar (Ap21:9-22:5). Ela possui a glória de Deus! O livro de Apocalipse termina (Ap 22:6-21)com alertas seríssimas, mas também com uma tripla promessa (Ap 21: 7, 12 e 20):“Certamente, cedo venho!”

Nenhum comentário:

Histórico de Postagens

Igreja em Caxias do Sul - RS

free banners

MANDE UM ARTIGO OU SUGESTÃO PARA NOSSO BLOG

Se você é um membro do corpo de Cristo participe do blog da Igreja enviando para nosso email: ig.emcaxias@gmail.com mensagens, artigos e textos edificantes. As mensagens serão examinadas pelos organizadores do blog e publicadas (ou não).Para a edificação do corpo de Cristo.

Pesquisa

Pesquisa personalizada

Acessado em 24h

Acessos desde 09/10/2008:

Testemunho da Igreja no mundo hoje:

A Arca da Aliança

A Arca da Aliança
Cl 1:27 "Cristo em vós, a esperança da Glória"

Você já leu a Bíblia Hoje?

Você já leu a Bíblia Hoje?
Então compartilhe o que você ganhou do Senhor conosco!!