free banners

sábado, 11 de outubro de 2008

A Linguagem Simbólica dos Números-1ª Parte segundo: F. W. Grant

Introdução
Quando estudou o livro dos salmos, o irmão F. W. Grant (1834 – 1902) foi estimulado acomparar os 5 livros dos Salmos com os 5 livros de Moisés. Esse estimulo veio dealgumas observações em certo estudo bíblico. Por exemplo lhe chamou a atenção o fatode que os judeus chamam os Salmos de “O Pentateuco de Davi”). Ao longo do tempo,ficou cada vez mais claro para ele o quanto o significado simbólico dos números 1 a 5 écaracterístico para o pensamento principal de cada um dos respectivos livros. A mesmaestrutura posta por Deus nos 5 livros de Moisés (o Pentateuco), também se encontra nos5 livros dos Salmos.Essa observação o levou a procurar nas Escrituras por outras estruturas numéricas, e elepublicou os resultados de seus estudos numa série de livros — em sete volumes na“Numerical Bible” (“Bíblia Numérica” — não disponível em português) e no livrete“The Numerical Structure of Scripture” (“A Estrutura Numérica das Escrituras” — nãodisponível em português).Os números 1 a 12Segue agora uma tradução de uma parte da “Introdução” à “Numerical Bible”.1O número 1 tem por base principalmente o pensamento de exclusividade esingularidade.a) O número 1 exclui qualquer outra pessoa“Ouve, Israel, o SENHOR, teu Deus, é o único SENHOR” (Dt 6:4; Mc 12:29).“Naquele dia, um será o SENHOR, e um será o seu nome” (Zc 14:9).1 — Esse número nos fala de onisuficiência que independe de outrem. Também fazreferência à suprema soberania e onipotência.2 — O número também 1 representa independência,que não tem ninguém por cima desi nem ao lado.b) O número 1 exclui diversidade externaEla nos fala de unidade, união e paz.c) O número 1 exclui diversidade interna“O sonho de Faraó é um só” (Gn 41:25).1 — O número 1 transmite o pensamento de harmonia das partes individuais ou dascaracterísticas individuais de alguma coisa. Embute também o pensamento deconseqüência, concordância e de justiça (= concordância numa relação).2 — Por outro lado também nos fala de individualidade: um corpo, um membro, umramo. Na sua apresentação mais sublime faz referência à personalidade, enquanto nasua apresentação mais simples fala de vida que é a base para toda real individualidade.d) O número 1 enquanto numeral ordinal: o primeiro, o início ou princípio1 — Em primeiro plano se refere a Deus, o Criador, o Doador de vida, o Pai; Deus é afonte de tudo.2 — Transmite o pensamento de suprema soberanidade.3 — Isso, por sua vez, embute a primazia no pensar e a ilimitada soberanidade no querere no agir. Vemos, portanto, incluídos: os conselhos, a eleição, as promessas e a graça.4 — Como númeral ordinal também fala do nascimento como o início de uma vidaPrincipalmente, esse número comunica algo de Deus. Porém, ela pode se referir, numamedida mais limitada, ao homem e, por fim, como todos os números, pode portar umsignificado negativo.1 — No sentido positivo, pode falar de justiça, como afirmado acima; também deobediência, de reconhecimento prático da soberanidade divina e, por conseguinte, de“arrependimento a Deus”. Pode ter a conotação de integridade que é unidade.2 — No sentido negativo, esse número comunica a idéia de independência, desobediência e rebeldia ......

Nenhum comentário:

Histórico de Postagens

Igreja em Caxias do Sul - RS

free banners

MANDE UM ARTIGO OU SUGESTÃO PARA NOSSO BLOG

Se você é um membro do corpo de Cristo participe do blog da Igreja enviando para nosso email: ig.emcaxias@gmail.com mensagens, artigos e textos edificantes. As mensagens serão examinadas pelos organizadores do blog e publicadas (ou não).Para a edificação do corpo de Cristo.

Pesquisa

Pesquisa personalizada

Acessado em 24h

Acessos desde 09/10/2008:

Testemunho da Igreja no mundo hoje:

A Arca da Aliança

A Arca da Aliança
Cl 1:27 "Cristo em vós, a esperança da Glória"

Você já leu a Bíblia Hoje?

Você já leu a Bíblia Hoje?
Então compartilhe o que você ganhou do Senhor conosco!!