free banners

sábado, 11 de outubro de 2008

A Linguagem Simbólica dos Números - 3ª Parte

4
O número 4 é o primeiro número que permite uma simples operação de divisão. É onúmero 2 que é o seu divisor. Por isso vemos nesse número o símbolo da fraqueza —da criatura em contraste com o Criador — da matéria submissa a mão formadora deDeus. Porém, infelizmente, também se sujeita a outrem para ser formada. Nas Escriturasencontramos o número 4 ou numa composição de 3 + 1 — o número da revelação esoberanidade do Criador — ou em 2 x 2, representando assim uma divisão real eapontando para algo mal.Além disso, o número 4 também é o número dos quatro confins da terra (Is 11:12).Assim faz referência à perfeição terrena e universalidade, que, porém, semprecontinuam marcadas pela fraqueza, seja o tanto quanto quiser que o homem sevanglorie.Esse número também está ligado aos quatro ventos do céu (Jr 49:36; Dn 7:2). Assimsimboliza as diversas e até mesmo contraditórias influências que operam em todo oâmbito terrestre. Isso nos leva a pensar em provação e experiência. A provação dohomem revela continuamente o seu fracasso. De um modo geral, esse número nosrepresenta o andar prático, o andar do crente pelo mundo (compare Números).Também os domínios pagãos que dominam de forma ilimitada toda a terra sãorepresentados pelas figuras de quatro animais. Os quatro seres viventes velam sobretoda a terra (Ap 4 e 5).Acrescentamos ainda alguns exemplos da perfeição terrena expressa pelo número 4:— Havia 4 rios no jardim de Éden (Gn 2:10); saia bênção do jardim de Éden para toda aterra.— O altar de bronze tinha 4 chifres (Êx 27:2). Os chifres são um símbolo do poder e daforça da obra expiatória de Cristo suficiente para o mundo inteiro, caso o ser humano aaceite pela fé.— Há 4 evangelhos, que nos relatam a totalidade da vida do Senhor Jesus nesta terra.Em Levítico 1 – 7 vemos 4 sacrifícios, que nos dão um quadro pleno da morte doSenhor na cruz. Uma excepção constitui a oferta de manjares como uma oferta nãosangrenta.
5
Por ocasião da purificação de um leproso (Lv 14:14) e também por ocasião dasantificação do sacerdote (Lv 8:24), o sangue tinha que ser aplicado a três partes docorpo humano — à ponta da orelha direita, ao dedo polegar da mão direira e ao dedopolegar do pé direito. Com o ouvido devia ouvir a Palavra de Deus, com a mão fazer atarefa recebida da parte de Deus e com o pé andar os caminhos prescritos por Deus. Éessa toda a esfera de responsabilidade humana.Cada uma dessas partes do corpo está ligada ao número 5. O ouvido tem a ver com os 5sentidos, que permitem ao ser humano ter contato com o ambiente em que vive. Ossentidos são a “porta” para a capacidade de percepção. A mão é a parte do corpo queserve para formar e moldar o seu ambiente. Ela expressa o poder atuante. É justo opolegar que é santificado, porque ele é a parte predominante da mão; ele é a contrapartedos 5 dedos — em si são esses últimos a figura da fraqueza. De uma forma semelhante,as duas mãas se auxiliam mutuamente. As duas mãos em seu conjunto têm 10 dedos, onúmero dos 10 mandamentos distribuídos nas duas tábuas da Lei. Eles nos mostram amedida da responsabilidade natural. O pé, igualmente repartido em 5 mais 5 dedos, é aexpressão figurativa do andar pessoal. Os pés possuem igualmente 10 dedos. Portanto, onúmero 5 é o número do ser humano, provado com vistas a sua responsabilidadedebaixo do governo de Deus.A divisão comum do número 7 na Bíblia (4 + 3), nos ensina a dividir o número 5 em 4+ 1 — a criatura (4) debaixo do domínio de Deus (1). Quando o ser humano decaído faza tentativa de aproximar-se de Deus, então há de experimentar que, nesse caminho, otrono de Deus está envolta por núvens e trevas (veja Êx 19:16-19). O número 5 sempretem a conotação de responsabilidade, mas também embute o pensamento muito similarque os caminhos de Deus sempre levam ao alvo por Ele previsto. O livro deDeuteronômio (o quinto livro de Moisés) é um exemplo único e singular disso.O pensamento preponderante embutido nesse número é a criatura em relação aoCriador Todo-poderoso.
6
O número 6 é o segundo número que não seja um número primo. A divisão permite oproduto de 2 x 3. Isso nos leva ao pensamento de vermos nesse número a revelação domal ou ainda a obra do inimigo.Esse mal manifesta, ao mesmo tempo, a fraqueza da criatura. É isso que nos é ensinadopela divisão. Por isso, o mal deve recuar diante de Deus.Se contemplarmos o lado positivo, então esse número nos fala da vitória sobre o mal, desantificação e da glorificação de Deus.A semana de trabalho do ser humano é composta de 6 dias (Êx 20:9). É esse o tempodeterminado para o seu trabalho e mostra figuradamente o trabalho de sua vida, mostraos seus “poucos e maus” dias limitados por causa do pecado.Em seu significado pleno, esse número parece nos falar do estado de evoluçãoemadurecida do pecado, porém limitado com respeito ao seu poder e vigilado por Deus,que Se glorifica a Si próprio por ocasião do auge desse estado. As disciplinas que Deushá de aplicar aos Seus também podem ser contempladas sob esse ângulo de vista.No número da besta em Apocalipse 13:18 (666) nós encontramos o número 6 emconexão com potências seqüenciais do sistema decimal. Ali representa o mal em suamanifestação plena. Ainda assim a impotência e debilidade são manifestas em todo otempo, pois esse mal é controlado pela mão de Deus. A única conseqüência para o serhumano é que a sua responsabilidade e o conseqüente juízo são apenas aumentados. Onúmero da besta é o “número de seu nome” — um número que caracteriza a besta porcompleto. Porém, o número é o “número de um homem” que aspira a ser igual a Deusse gabando e sem temor de Deus1.1 Nesse contexto é interessante observamos que o valor numérico do nome de “Jesus”, no grego, é “888”.O grego não conhece, de modo geral, sinais específicas para os números e atribui a cada letra do alpfabetoum valor numérico assim permitindo que se calcule o valor numérico das palavras. O mesmo é válidopara o hebraico.No décimo salmo nós encontramos a descrição desse “maligno” (vv. 2-11). Esse salmo,em conjunto com o salmo 9, compõe um salmo alfabético (salmos cujos versículos ouconjuntos de versículos iniciam, de forma seqüencial, com as letras do alfabetohebraico). Nessa exata passagem foram omitidas exatamente 6 letras (mem a tzade).A estatura de Golias era de 6 côvados (1 Sm 17:4); um outro gigante de sua linhagemtinha 6 dedos nas mãos e nos pés respectivamente (2 Sm 21:20).A imagem idólatra de Nabucodonosor era de 60 côvados de altura e 6 côvados delargura (Dn 3:1).E por fim lembremos ainda da crucificação do Senhor. As trevas se inciaram na horasexta e terminaram à hora nona. O número 9 é o produto de 3 x 3. Vemos Deus reveladoem todas as Suas glórias.
7
O número 7 é o número da plenitude ou perfeição. Por vezes é usado com umsignificado negativo, mas de forma geral tem conotação positiva. Quando o número 7 édecomposto, isso geralmente acontece nas Escrituras em forma da soma 4 + 3 —números estes que obviamente falam da criatura manifestando o Criador. Se isso foralcançado, então significa perfeição para a criatura e descanso para Deus (veja que osábado é o sétimo dia).Muitas vezes esse número indica para um quadro completo de coisas ou também ocumprimento de algo. Assim as sete primeiras parábolas de Mateus 13 nos dão umaapresentação completa do Reino dos Céus. As primeiras 4 parábolas mostram esseReino como ele é visto exteriormente da parte do mundo, e as 3 últimas, por sua vez, omostram tal como Deus vê o Reino dos Céus. As 7 cartas às 7 igrejas em Apocalipse 2 e3 apresentam uma história eclesiástica (uma história da Igreja) completa e inspirada. Os7 selos preservam o livro dos juízos (Ap 5:1). As 7 taças estão cheias da ira de Deus(Ap 16:1). Os “sete espíritos piores do que ele” que o espírito imundo leva consigo(veja Mt 12:45) nos dão um exemplo para o significado negativo do número 7 tal comotambém as 7 cabeças da besta em Apocalipse 13.O significado positivo se resume no pensamento de cumprimento divino e perfeito. Épor isso que a seqüência básica dos números termina com 7.
8
O número 8 indica um cumprimento, porém dá ênfase em um novo começo. O oitavodia é simplesmente o primeiro dia de uma nova semana. Por isso, o número 8 faladaquilo que é novo em contraste com aquilo que é velho ou antigo; nos fala da novaaliança em contraste com a antiga e também da nova criação.Por causa desse significado, a circuncisão havia de acontecer no oitavo dia (veja Lv12:3). Colossenses 2:11 se refere a isso quando fala do “despojo do corpo da carne”.Nós somos uma nova criação, criados em Cristo Jesus para as boas obras (Ef 2:10).A santificação dos sacerdotes se estendia por 7 dias e no ??????? (aqui falta algo nacópia)A transfiguração aconteceu no oitavo dia (veja Lc 9:28) e com ela se iniciasimbolicamente o novo século da “virtude e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”(2 Pe 1:16-18). O salmo 8 anuncia o domínio do Filho do Homem sobre essa terra(compare Hb 2:5-9).Como todos os demais números, também o número 8 pode se referir a coisas malignas.Já encontramos “os sete outros espíritos” unidos àquele primeiro “espírito imundo”,somando 8 ao total. Essa composição nos apresenta o “último”, o “último estado” emque um ser humano pode adentrar.Em Daniel 7:8 nós vemos um animal com 10 chifres. Nasce-lhe um décimo primeiroque, por sua vez, arranca 3 e juntamente com os 7 sobrando soma 8. É dessa forma quesurge o último estado desse animal — estado este que também é o estado em que,finalmente, será julgado.Em Apocalipse 17, onde encontramos o mesmo assunto sob um outro ângulo de vista, aoitava cabeça concede à besta a sua figura blasfematória e assim “vai à perdição” (v.11).
10
O número 10 é caracterizado por um parentesco íntimo com o número 5, pois écomposto de 5 x 2. O significado dos 10 dedos das mãos e dos pés é claro e nosmostram a capacidade do ser humano para agir e também para andar endireitado. Aessas capacidades corresponde, por outro lado, uma medida de responsabilidade, e aessa, por sua vez, uma medida de juízo ou de galardão respectivamente. Foi por isso que10 pragas sobrevieram o Egito.Os 10 mandamentos se encontram nas duas tábuas do testemunho. Assim exmplificam amedida de responsabilidade do ser humano, porém visto da parte de Deus.No reinado das 10 tribos, Efraim foi introduzido na sua própria responsabilidadeseparado do domínio da casa de Davi.Os 10 dedos da estátua no sonho de Nabucodonosor permitem que os pés permaneçamfirmes. Eles correspondem aos 10 chifres da quarta besta de Daniel 7:7.As 10 vírgens da parábola de Mateus 25 representam a responsabilidade. Há 5 sábias e 5néscias. Trata-se nessa parábola do testemunho da vinda do Noivo.Finalmente, encontramos um todo sintetizado ou resumido em 10 partes quando Deusexige o dízimo. Isso nos mostra a medida de responsabilidade, da qual Deus toma umaparte como sinal de sua soberanidade.
12
O número 12 gerlamente é decomposto nos fatores 4 x 3, tal como o número 7 na soma4 + 3. Os números são idênticos. A diferença está no fato de que uma vez se trata de umproduto e no outro caso de uma soma. É apenas a relação dos dois números entre si quedistingue 12 de 7. O pensamento básico nos mostra o número do mundo (4) e o darevelação divina (3). Porém, os dois números não estão apenas colocados um ao lado dooutro. Deus Se revela a Si mesmo na sua criação, como testemunha o 7, mas agoratambém intervém com ações modificando alguma coisa. Por isso, o número 12simboliza soberanidade manifesta tal como fora exercida, por exemplo, em meio dopovo de Israel pelo Senhor. Assim também essa soberanidade será exercida no séculovindouro.Os números 1 e 5 também são números do governo, porém o número 1 falasimplesmente de soberanidade — da vontade soberana e de poder soberano. Enquantoisso, o número 5 expressa mais o caminhos de Deus em Seu governo. Ambos se referemtanto à previdência divina como também ao Seu domínio público e manifesto.Quanto a nova Jerusalém (Ap 21), tudo fala da soberanidade de Deus. Ela mede 12 milcôvados (outros: estádios) em cada uma das 3 dimensões. A sua bênção consiste no fatode que Deus tem o domínio ilimitado. Os 12 apóstolos se assentarão, conforme apromessa do Senhor, em 12 tronos para julgarem as 12 tribos de Israel (mt 19:28).

Nenhum comentário:

Histórico de Postagens

Igreja em Caxias do Sul - RS

free banners

MANDE UM ARTIGO OU SUGESTÃO PARA NOSSO BLOG

Se você é um membro do corpo de Cristo participe do blog da Igreja enviando para nosso email: ig.emcaxias@gmail.com mensagens, artigos e textos edificantes. As mensagens serão examinadas pelos organizadores do blog e publicadas (ou não).Para a edificação do corpo de Cristo.

Pesquisa

Pesquisa personalizada

Acessado em 24h

Acessos desde 09/10/2008:

Testemunho da Igreja no mundo hoje:

A Arca da Aliança

A Arca da Aliança
Cl 1:27 "Cristo em vós, a esperança da Glória"

Você já leu a Bíblia Hoje?

Você já leu a Bíblia Hoje?
Então compartilhe o que você ganhou do Senhor conosco!!