Devemos agir com violência contra Satanás. Ele se nos opõe tanto pela violência explícitaquanto pela perfídia secreta. Por causa da sua manifesta violência ele é chamado de o dragãovermelho; pela sua perfídia, de a antiga serpente. Lemos nas Escrituras quanto às suasarmadilhas e dardos. Ele fere mais com as suas armadilhas do que com os seus dardos.A Violência de Satanás. Ele trabalha diligentemente para tomar de assalto o castelodo coração, instigando a paixão, a concupiscência, e a vingança. Esses são os chamadosdardos inflamados (Ef 6.16) porque põem sempre a alma em chamas. Por causa da suaferocidade ele é cognominado de leão: “O Diabo, vosso adversário, anda em derredor, comoleão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5.8); não para morder (como dizCrisóstomo), mas para devorar.A Perfídia de Satanás. Aquilo que ele não consegue fazer pela força, se empenharápara alcançar pela fraude. Satanás tem muitas maneiras ardilosas de tentar. Para adequar assuas tentações à índole e temperamento do indivíduo, Satanás estuda a fisionomia (isto é, osaspectos e as expressões faciais) e coloca as iscas apropriadas. Ela conhecia a inclinaçãocobiçosa de Acã e o tentou com uma barra de ouro. Ao vaidoso ele tenta com a beleza.Um outro ardil é conduzir os homens ao mal, sub specie boni, sob o pretexto de umbem. Assim como o pirata engana exibindo uma bandeira falsa, também Satanás o fazexibindo a bandeira da religião. Ele leva alguns a cometerem ações pecaminosas persuadindoosde que muitas coisas boas resultarão delas. Algumas vezes lhes diz que podem deixar delado a regra da Palavra e levar as suas consciências para além dessa fronteira, de modo aserem capazes de prestar um maior serviço — como se Deus precisasse do nosso pecado paraexaltar a Sua glória.Satanás tenta ao pecado gradualmente. Assim como o lavrador cava em torno da raiz deuma árvore fazendo-a gradativamente perder a sua firmeza e, por fim, cair, Satanás infiltra-segradualmente no coração. No princípio ele é mais moderado. Ele não disse a Eva de supetão:“Coma o fruto”; não, trabalhou mais sutilmente, fazendo uma pergunta: “Deus disse isso?Eva, você deve estar enganada. O dadivoso Deus nunca teve a intenção de lhe privar de umadas melhores árvores do jardim. Será que Deus disse isso? Certamente que não, e se o disse,não foi essa a intenção dEle”. Assim, pouco a pouco, ele a fez duvidar, e ela, então, colheu ofruto e o comeu. Oh, acautele-se dos primeiros impulsos, aparentemente mais modestos, deSatanás para lhe fazer pecar — principiis obsta (isto é, opõe-te desde o começo)! Noprincípio ele é uma raposa, e em seguida, um leão.Satanás tenta ao mal in licits, nas coisas lícitas. Era lícito a Noé comer do fruto da vide,mas ele bebeu demais, e assim pecou. O excesso torna aquilo que é bom em mau. Comer ebeber podem se converter em intemperança. Quando em excesso, a diligência na profissão écobiça. Satanás leva os homens a um amor exagerado por aquilo que fazem, fazendo-ostransgredir naquilo que amam, assim como Agripina envenenou o seu marido Cláudio com acarne que ele mais gostava.Satanás inclina os homens a fazerem o bem motivados por maus motivos. Se ele não ospuder ferir com ações escandalosas, ele o fará com ações virtuosas. Portanto ele tenta algunsa adotarem a religião como um modo de se promoverem e a dar esmolas para receberemaplauso, para que os outros possam ver as suas boas obras e canonizá-los. Tal hipocrisiacontamina os deveres da religião e os faz perder a recompensa.O Diabo persuade os homens ao mal através daqueles que são bons. Isso dá um falsobrilho às suas tentações tornando-as menos suspeitas. Algumas vezes o Diabo usou os maiseminentes e santos homens como agentes das suas tentações. O Diabo tentou Cristo através deum apóstolo — Pedro a dissuadi-Lo de sofrer. Abraão, um homem bom, mandou sua mulherser ambígua: “Dize, pois, que és minha irmã”.São essas as sutilezas de Satanás ao tentar. Agora, aqui temos que agir violentamentecontra Satanás através da fé: “resiste-lhe firmes na fé” (1Pe 5.9). A fé é uma graça sábia,inteligente; ela pode perceber o anzol que vai escondido na isca. Ela é uma graça heróica, équem, acima de tudo, apaga os dardos inflamados de Satanás. A fé resiste ao Maligno.A fé protege o castelo do coração para que ele não se renda. Ser tentado não torna ohomem culpado, mas o assentir à tentação. A fé protesta contra Satanás.A fé não apenas não se rende, mas derrota a tentação. Em uma das mãos a fé agarra-se àpromessa, e na outra, a Cristo. A promessa encoraja a fé, e Cristo a fortalece; a fé, portanto,expulsa o inimigo do campo de batalha.Temos que agir violentamente contra Satanás através da oração. Nós o derrotamosquando ajoelhados. Assim como Sansão clamou ao céu por socorro, assim também o cristão,através da oração, busca forças de auxílio no céu. Em todas as tentações recorra a Deus pelaoração. “Oh Senhor! Ensina-me a usar cada peça da minha armadura espiritual: como seguraro escudo, como usar o capacete, como manejar a espada do Espírito. Senhor, fortalece-me nabatalha; é-me preferível morrer como conquistador, do que cair prisioneiro e ser arrastado emtriunfo por Satanás”. Por isso devemos agir violentamente contra Satanás. Há um leão nomeio do caminho, mas devemos nos decidir a lutar.Que isso nos encoraje a agir violentamente contra Satanás. Nosso inimigo já estáderrotado em parte. Cristo, o Capitão da nossa salvação, na cruz, já o feriu de morte (Cl 2.15).A Serpente muito em breve será morta pela cabeça. Cristo esmagou a cabeça da antigaserpente. O Diabo é um inimigo em cadeias, conquistado. Portanto, não tema lutar contra ele.Resista ao diabo, e ele fugirá; ele não conhece outra alternativa senão fugir.
Amados Irmãos, Este blog tem a finalidade de aproximar os Santos estreitando a comunhão para juntos ganharmos mais das riquezas de Cristo. Desfrutando aquilo que está no coração do Senhor... "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos... e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus."
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