— ROMANOS 1:1 – 17 —
Paulo, na sua condição de servo de Jesus Cristo, separado para pregar oevangelho de Deus, saúda os irmãos, os amados de Deus, em Roma. Depois, empoucas palavras, assegura quanto se interessava por tudo que lhes dizia respeito,manifestando ao mesmo tempo o forte desejo que tinha de os visitar, para lhescomunicar algum dom espiritual e para anunciar o evangelho àqueles que viviamna cidade, que, naquele tempo, era a grande capital do mundo.Os versículos 3 e 4 mostram que o evangelho de Deus não diz respeito anós, mas sim ao Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor. Com respeito a Suahumanidade, Ele era da linhagem do Rei Davi, Filho de Davi, conforme asprofecias antigas; com respeito a Sua divindade, foi, pela ressurreição dos mortos,demonstrado que Ele é o Filho de Deus.Paulo recebeu a sua comissão para pregar o evangelho diretamente deJesus na glória, e o propósito do Senhor nisto era obter obediência à fé entretodas as nações.No final desse trecho que estamos considerando e que constitui umprefácio a toda a epístola, o apóstolo volta a falar no evangelho, expondo a razão,por que não se envergonhava de anunciá-lo aos poderosos romanos: A final, oevangelho é o poder de Deus para a salvação do pecador que crê nele, porquenessa salvação está manifesta a justiça de Deus, que se alcança pela fé: justiçade Deus para os homens — não justiça exigida deles, mas sim concedida a elespor Deus. Assim, logo no princípio desta importantíssima epístola, vemos aparecercom deslumbrante brilho a primorosa verdade de que “Deus é por nós”.
Paulo, na sua condição de servo de Jesus Cristo, separado para pregar oevangelho de Deus, saúda os irmãos, os amados de Deus, em Roma. Depois, empoucas palavras, assegura quanto se interessava por tudo que lhes dizia respeito,manifestando ao mesmo tempo o forte desejo que tinha de os visitar, para lhescomunicar algum dom espiritual e para anunciar o evangelho àqueles que viviamna cidade, que, naquele tempo, era a grande capital do mundo.Os versículos 3 e 4 mostram que o evangelho de Deus não diz respeito anós, mas sim ao Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor. Com respeito a Suahumanidade, Ele era da linhagem do Rei Davi, Filho de Davi, conforme asprofecias antigas; com respeito a Sua divindade, foi, pela ressurreição dos mortos,demonstrado que Ele é o Filho de Deus.Paulo recebeu a sua comissão para pregar o evangelho diretamente deJesus na glória, e o propósito do Senhor nisto era obter obediência à fé entretodas as nações.No final desse trecho que estamos considerando e que constitui umprefácio a toda a epístola, o apóstolo volta a falar no evangelho, expondo a razão,por que não se envergonhava de anunciá-lo aos poderosos romanos: A final, oevangelho é o poder de Deus para a salvação do pecador que crê nele, porquenessa salvação está manifesta a justiça de Deus, que se alcança pela fé: justiçade Deus para os homens — não justiça exigida deles, mas sim concedida a elespor Deus. Assim, logo no princípio desta importantíssima epístola, vemos aparecercom deslumbrante brilho a primorosa verdade de que “Deus é por nós”.
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