1 Coríntios 12
Nesse capítulo, por assim dizer, temos um “curso de fisiologia espiritual”, porque temosuma demonstração do organismo em funcionamento, ou seja do corpo humanorepresentando o corpo de Cristo. Nisso o Espírito Santo nos mostra, com muita clareza, ofuncionamento do corpo, desde que esse esteja dependente da cabeça, ou seja de Cristo. Amesma relação tem também em nosso corpo humano, usado aqui como exemplo daquiloque é espiritual.Veremos no capitulo 14 a continuação desse assunto. Pensemos como é maravilhoso oespetáculo do funcionamento do corpo humano, e então transferimos isso para o corpoespiritual, ou seja o Corpo de Cristo, a Igreja.Mas não sejamos meninos: Para tudo funcionar bem, tudo deve estar interligado. Cadamembro do corpo natural tem o seu lugar e as suas função e responsabilidade. E acima detudo, todos dependem das ordens da cabeça e recebem dela a autoridade para agir segundoo que ela lhes diz.Não pensemos que em relação ao Corpo de Cristo seja diferente, pois se agirmosconforme o exemplo dado no corpo natural dentro da Igreja de Deus, então não haveriadesavenças no corpo (v. 25). Assim como os coríntios, todos nós temos de aprender de umaesses ensinos de uma maneira particular.Vejamos primeiramente de que forma esse capítulo nos apresenta o corpo. Não é comovemos na epístola aos Efésios, onde temos o corpo em sua união com a Cabeça glorificadano céu. Aqui o que está em questão é o lugar que o corpo ocupa aqui embaixo aos olhosdAquele que é seu Cabeça. No versículo 12, vemos este corpo identificado como “oCristo”, ou seja: Cristo o identifica consigo mesmo. Foi essa a primeira verdade que Pauloaprendeu no caminho de Damasco quando ouviu o Senhor dizer: “Saulo, Saulo, por que mepersegues?”(At 9:4). Notemos que o Senhor considera a perseguição da Igreja como feita aSi mesmo. O conjunto desses membros da Igreja aqui na terra ligado à Cabeça no céu é oCristo. Assim vemos membros variados, mas indissolúveis, inseparáveis e todos ligados àCabeça que é Cristo.Todo esse conjunto é identificado como o Corpo de Cristo: “Vós sois corpo de Cristo, eseus membros em particular” (v. 27). Notemos algo importante: a Igreja local de Corinto éaqui chamada de “Corpo de Cristo”. Não é apenas a manifestação de todos os crentes emtodo lugar que porta o título de “o Corpo de Cristo”, pois aqui vemos uma localidade sendoidentificada como “Corpo de Cristo”. Infelizmente sabemos que essa situação de todos osverdadeiros salvos estarem reunidos como Igreja local juntos em comunhão prática unscom os outros em uma cidade já não existe mais. Porém, é exatamente isso que o Senhorhavia instituído, ou seja um único Corpo e uma representação única do mesmo em cadalugar, seja em Corinto ou em Piracicaba ou Curitiba ou em qualquer outro lugar do Brasilou do mundo. Apesar de o homem ter arruinado esse estado de coisas, é assim que o Senhorainda vê a Igreja até hoje.Talvez chegamos a pensar, que não temos mais recursos, arruinados do jeito queestamos em geral, mas não é assim. Vclaramente em Mateus 18:20 que essa representação emanifestação real do Corpo de Cristo pode ser demonstrada pelos dois ou três reunidos aoSeu Nome, sobre o princípio da unidade do Corpo de Cristo — unidade esta, que não podeser destruída por ninguém.
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